ALGUMAS DÚVIDAS SOBRE O CONSÓRCIO

Quais são as taxas cobradas no consórcio?
R: As taxas normalmente cobradas e a taxa de administração, fundo de reserva e seguro de vida, porém tanto o valor da taxa e o fundo de reserva, varia de acordo com cada administradora.

Como saber se a administradora de consórcios é cofiável?
R: Procure consultar o site do Banco Central, do Procon e também o site da Abac, para obter informações sobre a administradora.

O que é fundo de reserva?
R: Essa taxa, que poderá ou não ser cobrada, é destinada a formar um pé-de-meia(ou poupança) do grupo. Os principais objetivos deste fundo são: pagar o prêmio de seguro de quebra de garantia; possibilitar a entrega de, no mínimo, um crédito para compra de bem, em cada assembléia ordinária mensal, cobrindo eventual insuficiência de receita e cobrir eventual diferença de prestação.

Como saber quantas contemplações existe mensalmente no meu grupo?
R: Normalmente o profissional que esta te vendendo a cota do consórcio, deverá passar esta informação, mais é uma conta simples de fazer, você só precisa dividir o numero de cotas (ou participantes) pelo numero de meses do seu consórcio assim tera o numero de contemplações por assembléia. Exemplo: Em um grupo de 120 participantes no prazo de 60 meses: 120:60 = 2

Quantas contemplações por sorteio há por assembléia?
R: Normalmente ocorre apenas um contemplação por sorteio, mais havendo disponibilidade no caixa do grupo pode haver mais uma.

No caso de desistência perco o dinheiro pago?
R: Não o seu dinheiro fica aplicado rendendo juros e correção monetária, porém terar que esperar a sua contemplação por sorteio para reaver o seu dinheiro, mais fique atento, pois sobre o valor incidirar uma multa contratual, pois todas as vezes que algum consórciado desiste causa um prejuizo ao grupo, leia sempre atentamente o regulamento do seu consórcio.









Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Quem sou eu

Sou formado em Administração de empresas